domingo, 6 de novembro de 2011

SINDROME DE ABSALÃO




A sede insaciável da busca pelo poder.    (II SAMUEL 15:1-6)

Uma das características do caráter do ser humano é o “objetivo central”, isto é o ideal de cada Indivíduo. O ser humano é regido pelo seu coração, como diz a própria palavra de Deus  ”Onde está o vosso tesouro ai estará o vosso coração” (Mt 6:21). Então o que faz o teu coração arder é o que te movimenta.

Uma das coisas que mais representa isso tudo, é a necessidade de condecoração, isto é reconhecimento público, através da mídia, da fama, da reverência pública á pessoa Outra forma são os tão falados títulos, que muitos traem, matam, difamam, denigrem por causa deles, por causa de uma sede insaciável do poder dos títulos.

Quando vieram falar com Jesus e o intitulou como “o bom”, ele logo deixa claro e passa o título da vez, quando fala Bom só há um que é Deus (Mt 19:17). Isto é claro, outro ponto onde ele deixa clara a sua insatisfação por títulos, e quando ele fala do publicano e do fariseu, ele compara aquele que faz tudo para aparecer com seu título e outro que quer só um o de servo do Deus altíssimo (Lc 18:9-14).

Absalão era um criminoso, mesmo que ele tenha feito “justiça” contra o que fizera mal a sua irmã, ele não deixava de ser um criminoso, tudo que ele aprendera com o seu pai, que o conservava no palácio, porque o amava, ele usou de arma contra o pai, ficava atrás daqueles que eram contra o Pai, e ele sabia da “rixa”, pois ele era da casa do Pai e tinha acesso as intimidades do Pai, então ele usou disso para se auto promover e se tornar o líder rebelde com a desculpa de fazer justiça contra um “mau rei” (II Sm 15:1-6).

Veja meu amado irmão, tudo isso por inveja!! Ele por um momento teve sua glória quando muitos o seguiram, mas durou apenas um momento, foi o momento do piscar de olhos de Deus, e então a sua cabeça ficou presa nos espinhos da árvore foi a sua destruição (II Sm 18:8-15). Afinal Deus não desce do trono e não anda no comando de ninguém!! A justiça de Deus é certa!

Hoje vemos a grande necessidade das pessoas que desejam  ser reconhecidas para serem importantes, para serem “as tais”.
A bíblia é repleta de passagens onde pessoas dão a sua vida pelos títulos, quer um exemplo: Caim e Abel. O Abel agradava a Deus é era “o amado de Deus”, Caim era mau, preguiçoso, invejoso, e matou Abel por que ele queria ser o Amado, sem se importar com o preço que lhe custaria tal coisa (Gn 4:2-15).
Mais adiante vemos Jacó, Esaú e Raquel, Mãe e filho tramando para roubar o título do próprio irmão e filho, daí o nome enganador de Jacó que lhe caiu muito bem (Gn 27:6-30).
Enfim se formos exemplificar não haveria papel para tanto, até mesmo o próprio Jesus por ser amado pela multidão, e receber o reconhecimento de filho de Deus, levantou a Inveja dos fariseus que se regozijavam nos seus títulos de doutores da Lei e não quiseram que nenhum outro título ”abafasse” o que eles pensavam possuir de “doutores de Deus”.

Hoje vemos com tristeza, até mesmo dentro das igrejas de Deus, pessoas que querem mais e mais reconhecimento e vão chegar a um ponto que nada mais vai saciar da necessidade de títulos, pessoas que não entendem Deus!! Pessoas que não conhecem Deus! Muito menos seu filho Jesus!!
Vivemos uma época de final dos tempos e da consumação dos séculos, a qualquer momento Jesus está ai, ele vai chegar querendo esta geração ou não! Ele vai chegar!!
A salvação que não depende do que os outros dizem ou falam, ou pensem que alguém mereça, mas a salvação que “Ele“ o Deus todo poderoso que conhece os corações, as vidas, que sonda no mais profundo do ser e sabe o que você faz no mais oculto do teu quarto, na internet, no escritório, no teu trabalho... E “Ele“ Deus, é aquele que tudo vê e tudo sabe, e tem todas as nossas ações anotadas como ninguém.
Peço ao meu Jesus, que nos transforme!! Que tire de nós toda sede pelo “poder” pelos “títulos”. Que vai adiantar um grande título se Deus não te conhece?
O que deve ser mais importante em nossas vidas, não é o poder, nem tão pouco o local onde estamos ou com quem andamos, mas sim o que fazemos com o que temos, e o valor que damos a posição que alcançamos, pois é certo que se não valorizarmos hoje aquilo que está em nossass mãos, jamais alcançaremos o sucesso.
Quem não respeita a história, jamais será lembrando por ela.
Em Cristo,
Pastor Márcio de Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário